No momento de efetivar uma baixa no contas a receber, existe a opção de recalcular o valor da parcela para quando possuem juro PRICE/SAC, informar percentual de juros para parcelas que estejam sendo antecipadas e opção para trazer a amortização das parcelas com juros PRICE/SAC.
Neste artigo veremos como efetivar as baixas nessas condições.
Pré-requisito
O título precisa estar cadastrado no Contas a Receber e possuir juros contratuais embutidos do tipo PRICE/SAC.
Passo a passo
Acessar a rotina: Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Inclusão
Neste artigo iremos verificar os campos abaixo destacados:
1. Calcular Valor presente:
Opção que permite recalcular os valores das parcelas que possuam juro Price ou juro SAC, nos casos de adiantamento do pagamento.
* Calcula os acréscimos/descontos dependendo da data de vencimento de cada parcela.
2. Juros para cálculo do valor presente:
Percentual de juros para o recalculo dos valores das parcelas que possuam juro Price ou juro S.A.C que estejam sendo adiantadas. Caso não seja informado um percentual, será utilizado o percentual informado no cadastro da parcela (campo opcional e disponível caso tenha sido marcada a opção "Calcular valor presente").
* Parcelas atrasadas: juros utilizados para cálculo dos acréscimos. Parcelas antecipadas: juros utilizado para cálculo dos descontos.
3. Apresentar somente a amortização das parcelas com PRICE/SAC:
Esta opção permite que seja apresentada somente a amortização das parcelas com juros Price ou com juros SAC. A amortização é a redução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos. Em uma Parcela a amortização é a parte do pagamento que efetivamente diminui do saldo devedor.
Dica! Para maiores esclarecimentos acerca dos tipos de juros contratuais, indicamos a leitura do material: Quais os tipos de juros contratuais para contratos de vendas no Sienge? : Sienge Plataforma
Esperamos que este artigo tenha ajudado!